sexta-feira, 29 de março de 2013

Bullying

http://withleather.uproxx.com/
É um assunto bastante falado hoje em dia e a patinagem (infelizmente) não escapa a isso. Isto porque a sociedade vê este desporto como feminino. Sejamos razoáveis, brilhantes, lantejoulas, fatos justinhos e esquemas com muitos movimentos de dança nunca atraíram os rapazes, não é verdade?

O post hoje é mais direccionado para os rapazes (embora esteja uma rapariga na imagem) que querem patinar mas estão com medo de represálias.
Ora vamos lá a isso.
Se acham que estão sozinhos, estão muito enganados. A maior parte dos rapazes que patina já ouviu um comentário menos agradável. Até o grande Javier Fernandez confessa ter sido vítima de bullying e vejam onde chegou!

Numa entrevista publicada no site da Eurosport afirmou que em Espanha, a patinagem não é considerada como um desporto para rapazes e por isso, às vezes, custava-lhe admitir  que queria ser patinador. E na escola diziam-lhe que a patinagem era um desporto para as raparigas. Diz ainda que vai haver sempre alguém a julgar e a dizer coisas más. Confessa que foi gozado por ser um patinador mas não se importou com isso. E é esse o segredo, não ligar. 
Mas após ter ganho os campeonatos europeus desta época recebeu muitas cartas que lhe davam os parabéns por ter ganho, inclusive dos réis de Espanha, presidente de Espanha e Real Madrid. 
Entrevista completa aqui (em inglês).
A verdade é que as pessoas só reconheceram o valor dele após ter ganho algo. Bom, ao menos reconheceram. Portanto é isto que vos espera (infelizmente), alguns julgamentos da sociedade, mas se tiverem vontade e ambição, podem conseguir tudo.

Deixo alguns conselhos:
  1. Treinem num clube onde não haja também hóquei em patins. Nesses clubes há "pressão" para as meninas irem para a patinagem e os rapazes para o hóquei. Mas quando algum rapaz experimenta patinagem, os rapazes do hóquei gozam logo com ele, e ele para se sentir integrado, acaba por ir para o hóquei. 
  2. Se se sentirem mais confortáveis, treinem num clube onde o treinador seja um homem. A verdade é que eles conseguem atrair mais rapazes para a modalidade. Quando olham para cima têm um homem, que vos entende melhor e provavelmente também passou pelo mesmo. Mas não desistiu, tanto que chegou a treinador :)
  3. Não tenham vergonha de pedir uma música específica para o vosso esquema. É muito importante sentirem-se confortáveis nele. Há treinadores que estão abertos a sugestões para os passos, ou parte mais artística. Até se sentem melhor por terem contribuído para a elaboração do esquema. Eu pelo menos gostava, sentia que era mais "meu".
  4. Muitas pessoas compram os fatos já feitos, portanto podem escolher algo mais simples, sem brilhantes. No caso de os fatos serem desenhados podem pedir algo mais simples, a quem quer que os desenhe. Podem também pedir que tenha cores mais neutras...
  5. É necessário erguer a cabeça! Afinal de contas se estão a fazer algo que gostam e têm prazer, o que os outros dizem não interessa. Ignorem-nos. Se estão felizes, para quê mudar?
  6. Há poucos rapazes em competição, é um facto. Por outro lado, isto significa menos concorrência e com trabalho, podem chegar bastante longe, embora não existam muitos apoios para isso em Portugal mas isso são outras conversas. E normalmente os rapazes têm facilidade em executar os saltos.
  7. Se nunca viram nenhuma prova em que um rapaz participa, façam-no. Vocês rapazes (normalmente) têm uma grande claque de miúdas a apoiar-vos. Como são poucos, todas as miúdas conhecem-vos e é bom entrar no ringue antes de uma prova, com tanta gente a gritar o vosso nome. Há muitos rapazes que desejam um apoio assim.
  8. A patinagem é um desporto que trabalha bastante o músculos, é bom para ficarem com o corpo que desejam. 

Sem comentários :